top of page

Protótipo Lyon - RoIP - Radiocomunicação por Protocolo de Internet (IP)

O protótipo está pronto e operando em fase de testes!


Montado baseando-se do Hotspot DMR o protótipo Lyon de Radiocomunicação de Uso Geral por IP tinha o objetivo de compactar um sistema capaz de conectar operadores RUGE através da internet. O uso de links está crescendo a cada dia é para as pessoas que gostam dos Talkabout no Brasil isso não é novidade.

A novidade do protótipo Lyon é que todos os dispositivos necessários para ativação de um link foram compactados em um só equipamento programado para ativar o sistema assim que conectado a tomada de energia. Compacto o - Lyon - pode ser facilmente transportado mesmo ligado , pois utiliza 5volts e 2 amperes, fonte de energia facilmente encontrada em baterias auxiliares de celular! Conectado ao Zello o RoIP Lyon pode utilizar a internet roteada de um aparelho celular (smartphone) para se conectar a rede com consumo de 28kbps o que faz o sistema funcionar mesmo em lugares de baixa conexão (2g).

O sistema de link precisa basicamente de: Energia, Internet, um transceptor, um controlador, cabos e conexões. São diversas as formas de montagem. O RoIP Lyon foi desenvolvido usando Equipamentos obsoletos, trazendo uma nova utilidade a equipamentos que seriam descartados! O resultado dos testes será compartilhado aqui e a depender dos resultados nos compartilharemos os detalhes do esquema para que seja reproduzido sem fins lucrativos.

bottom of page