top of page

HotSpot - RoIP (para rádio analógico)



O protótipo Lion é um dispositivo capaz de conectar o seu radiocomunicador ANALÓGICO a outros rádios através da internet. Baseado no sistema HotSpot Digital que é uma nova ferramenta do radioamadorismo este aparelho foi desenvolvido para transformar os sinais de rádio frequência em sinais de áudio digitais e transmitir através da internet - RoIP. (Também pode acessar a rede DMR de radioamador sem precisar de rádio digital)

Este tipo de comunicação RoIP, também conhecida por Link ou Gateway, não são novidade alguma, existem diversas formas de conectar um rádio analógico a internet. Então...


O que há de novo no protótipo Lion - RoIP??


O protótipo compactou todos os dispositivos necessários em um único aparelho, e da mesma forma que é utilizado no HotSpot Digital, o dispositivo Lion é pré programado para conectar-se a rede automaticamente ao ligar o aparelho.

O protótipo Lion 1.0 necessita de 5,0 volts sob corrente de 2,0 amperes no mínimo. O que permite que ele seja ligado a um carregador de bateria portátil para celular.


Para comunicação o aparelho utiliza uma conexão wifi de internet, podendo ser usado o Access Point do seu smartphone pessoal. Não se preocupe com 3g ou 4g pois o sistema precisa apenas de 28kbps para se comunicar, isso permite comunicação usando dados moveis mesmo mais fracos.



O aparelho foi projetado para comunicação através do aplicativo ZELLO. Através deste, você pode conectar diversas plataformas, Windows, IOS, Android, Linux, este sistema permite que você se comunique remotamente com o seu rádio HT através do seu smartphone ou pc, entre outras coisas.

Previamente projetado para uso através da radiação restrita, o dispositivo utiliza da radiocomunicação de uso geral para operar a frequência de radiocomunicação que não exige licenciamento para operar. Porém, é totalmente possível utiliza-lo nas frequências UHF de radioamadorismo sendo necessário programar o transceptor interno através do CHIRP. Caso seu desejo seja de usar as frequências de VHF é necessário substituir o transceptor interno por um dispositivo que alcance as frequências VHF.


Agora que você conhece um pouco do sistema, vamos abrir esse aparelho para que você saiba quais os dispositivos necessários montar em casa o seu protótipo Lion.


Este mesmo sistema pode ser elaborado usando varias plataformas e dispositivos como raspberry, orangepi, smartphone, pc ou notebook. São muitas opções encontradas na internet.

O Lion foi pensado para simplificar e que possa ser reproduzido por qualquer pessoa, é um protótipo em desenvolvimento por este motivo foi totalmente projetado reutilizando dispositivos obsoletos e ainda restam alguns cabeamentos sobressalentes nas imagem do projeto pioneiro.


Os aparelhos básicos utilizados para este projeto são um transceptor ht bf 777s e uma tv box MXQ antiga, um dos primeiros modelos básicos.

É importante destacar que se você deseja comprar um destes aparelhos de tv box mais novos atente quanto ao tamanho do aparelho. A posição das entradas USB na vertical indicam que há espaço para os demais componentes, mas isso não é uma regra.


O aparelho tv box facilita consideravelmente o desenvolvimento pois já vem rodando o Android e já possui wifi. Além de ser um aparelho barato e de baixo consumo de energia.

Para montar o seu protótipo você precisa desmontar totalmente o HT isolando totalmente a placa do radiocomunicador. Os fones, botões e antena serão aproveitados neste projeto.


Para acomodar os demais dispositivos você precisa retirar a placa do aparelho tv box e eliminar uma chapa de metal que existe dentro deste aparelho. Em seguida posicionar a placa do radiocomunicador dentro da carcaça para medir e perfurar a carcaça dando acesso aos botões e antena do rádio.

Neste projeto foi acoplada uma extensão para o conector de antena usando um cabo RG58 e o conector reaproveitado do ht desmontado, perfurando e posicionando a antena original do ht na parte superior do tv box permitindo também o uso de antena externa neste conector.


Para interligar o transceptor bf 777s a placa do tv box usamos um adaptador de áudio USB conectada a porta USB através de uma extensão disposta internamente ,como também, foi necessário conectar o cabeamento de áudio do fone de ouvido original do rádio retirando o fone e mic do cabo para soldar na placa de áudio apenas os polos positivos tanto da entrada quanto da saída, neste foi usado um capacitor de 22uf para cada polo como filtro para não distorcer a comunicação (este cabo pode ser substituído se quiser soldar um cabo de áudio direto na placa do rádio, mais detalhes ver post sobre link via cabo de áudio para ht).


Com os dispositivos acomodados dentro da carcaça como visto na imagem, falta apenas acrescentar um cabo de alimentação para o ht que deve ser soldado na placa do ht e na placa do tvbox sobre o conector de energia, observar com atenção os polos positivo e negativo. Ao ligar o HT você deve configura-lo para vox ativado, pode ser feito diretamente ou através do chirp.

Com a montagem pronta, vamos para a programação básica.


Para configuração inicial é preciso conectar o protótipo a um televisor e também um mouse para facilitar o uso. Em seguida, formatar o aparelho (restaurar as configurações de fábrica) conectar-se a internet, criar uma conta com e-mail e instalar através do play store três aplicativos básicos (outros meios e outros apk podem ser utilizados se desejar): Teamviewer host, Zello e Auto Start.

Configure primeiro o teamviewer com uma conta de e-mail pode ser a mesma criada ao formatar. Em seguida, instale o Zello, crie uma conta e adicione o canal desejado para comunicação, com o canal aberto ative o modo vox e escolha o canal como preferido ou padrão.

Para finalizar abra o Auto Start e adicione primeiro o teamviewer e em seguida o Zello para iniciarem automaticamente nesta sequência ao ligar, reinicie com o aparelho desconectado do aparelho de tv e sem o mouse.


Se tudo ocorreu bem, o seu protótipo Lion de transmissão RoIP está pronto e ativado.

Você pode utilizar um smartphone com o aplicativo teamviewer, e o email cadastrado no protótipo Lion, para acessar e controlar do sistema permitindo a mudança de canal, editar seu perfil ou para instalação de outros meios de comunicação como o echolink ou o frn, ambos já estão disponíveis para Android entre outras coisas.

O controle de volume e de canais de frequência do ht estão preservados e podem ser alterados diretamente nos botões frontais do Lion.


bottom of page