top of page

DICA DE LINK (RoIP)

Uma modalidade de radiocomunicação que está em expansão é radiocomunicação por IP - RoIP - interligando rádios no mundo inteiro através da internet! Similar ao sistema DMR de Radiocomunicação Digital, os Gateway ou link interligam rádios analógicos através da internet! São muitas as formas de conexões e pela facilidade e montagem do sistema essa modalidade está crescendo bastante! O RUGE Brasil é um grupo que utiliza da prática para expandir a radiocomunicação de uso geral - o talkabout - seus mantenedores formaram uma rede exclusivamente formada sobre links equipados com - talkabout - radiocomunicador de uso geral - atualmente, adiquirir um radiocomunicador no brasil é muito fácil, mas as empresas revendedoras não estão orientando os compradores quanto a legislação que rege a radiocomunicaçã. A Anatel órgão responsável pela fiscalização define como usar cada equipamento radiotransmissor: rádio PY (radioamador), rádio Px (rádio cidadão) e RUGE (rádio de uso geral)! Antes de montar um link de radiocomunicação é preciso você saber em qual modalidad você operador e seu respectivo equipamento se enquadram para não ter surpresas. a Dica que trago hoje é sobre a montagem do link em relação ao equipamento utilizado na sua estação!

O modelo mais comumente utilizado pelo custo benefício é o Baofeng Uv5r e seus similares.

Esse é um equipamento caracterizado pela ANATEL como radioamador. Se você tem um destes ou quer adquirir saiba que Para usar desse modelo e similares você precisa: COER - Certificado de Operador de Estação de radioemissão - Licença - documento Liberado pela Anatel após pagamento de taxas anuais - Homologação - Documento liberado pela Anatel que confirma a aferição do equipamento de acordo com o padrão de fabricação. Este último deve ser feito Pelo fabricante ou revendedor para o comprador cabe checar se no equipamento existe o selo da ANATEL! Não havendo o operador será responsabilizado se fiscalizado.

Este transceptor é de responsabilidade do operador / proprietário do link. Esse transceptor HT tem uma gama de frequência que excede o uso da faixa de radioamador, esqueci de comentar, existe tbm apenas uma pequena faixa de frequência que pode ser utilizada para radioamadorismo, outras são proibidas, falaremos em outro tópico sobre isso. Por falta de informação muita vezes acontece do operador inexperiente usar esse equipamento na faixa de frequência do radiocomunicador de uso geral - talkabout - mesmo que em baixa potência quando esse equipamento que é de radioamador é usado dessa forma seu operador está pela legislação da ANATEL cometendo um crime de telecomunicações, uso indevido da faixa, e se operador não for radioamador licenciado será enquadrado em dois crimes, além do anterior o operador é considerado clandestino. Estas sanções podem ocasionar prisão e/ou multa!

Entã cada equipamento deve ser usado de acordo com a sua característica e com a devida licença de uso. Podemos comparar o uso do radio com o uso de um veículo automotor, para conduzir um carro você precisa da habilitação específica para aquele veículo (A B C D E) ou usar um veiculo que não exige habilitaçã! Você alem da CNH vai precisar pagar o licenciamento do veículo e a vistoria. Na radiocomunicação você precisa da habilitação que é o COER, da licença e da vistoria que é a homologação! E no rádio tbm tem um veículo que não precisa de CNH, são os diversos RUGE’s - talkabout -


Este é o modelo rc3002 dá intelbras um similar homologado do 777s da baofeng!

Para operar modelos de rádios de uso geral não há exigência alguma para o operador, cabendo ao fabricante e ou revendedor realizar a homologação para que este equipamento seja disponibilizado para venda e as regras que cabem ao operador RUGE são básicas e resumidas a ÉTICA OPERACIONAL e a não alteração das características originais do fabricante! Montando um link usando este equipamento não é aplicado a este operador nenhuma regulamentação de radioamadorismo pois a ANATEL dispensa o licenciamento e habilitação para este equipamento! Aqui no site tem uma página completa falando sobre legislação RUGE em vídeo aula e pdf da regulamentação completa!

Esta é a oportunidade de conhecer a radiocomunicação e ter acesso a orientação básica e experiência para se tornar um radioamador responsável.

bottom of page